Seguindo Tendências na BM&F Bovespa - Boi, milho e Ações (19-12-2015)














https://youtu.be/On3aEEhs5Ps 

Comentários

  1. Olá Fernando. Tem algum estudo seu que considera a tendência primária de algum índice (por exemplo o Ibovespa) como viés principal? Por exemplo em operar acoes de acordo com a tendencia desse indice determinante. abco e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Leandro,

    Funciona melhor quando observamos a tendência dominante (qualificada) do mesmo ativo a ser operado.

    Conforme fazemos, olhamos o viés da tendência mensal, para operar no semanal.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando. Tudo bem?
    Cara é o seguinte, estou de saco cheio da minha faculdade, pois sei que a profissão(contabilidade) que seguirei quando me formar nunca me trará algum retorno financeiro significativo que eu posso ter um ótima qualidade de vida. Estou querendo investir seriamente no mercado de ações e já começar adquirir alguns cursos seus. Gostaria antes apenas de lhe fazer uma pergunta pessoal, qual a média de lucro que você obtém por mês e por ano investindo na bolsa? E como é sua qualidade de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara isso é um delírio, não existe gente que vive só de bolsa. Você teria que ter milhões de reais pra fazer trades, e ibovespa é uma zona, só tem especuladores. Você tem que focar sim no seu trabalho, é sua fonte de renda. Todo iniciante acha que é fácil investir e ganhar dinheiro com a bolsa. Pura besteira, mesmo os traders mais experientes acertam 2 de cada 5 operações, a diferença é que eles sabem parar na hora certa. Basta ver a Taxa de acerto das operações postadas pelo próprio Fernando. Dica de quem perdeu muito dinheiro, a bolsa serve pra você turbinar seu dinheiro, não para decretar sua aposentadoria.

      Excluir
    2. Excelente resposta, parabéns!

      Excluir
  4. Se me permitem participar desse debate, mesmo o post sendo antigo, alguém, como eu, pode acessá-lo no futuro.
    Prezado Marcos Henrique, a resposta a seguir não é uma verdade do mercado. É a minha opinião.
    Primeiro, é possível sim viver da bolsa. Há diversas pessoas que vivem dela, operando full time, ensinando outras pessoas, escrevendo livros, etc... No entanto, é bastante difícil. E nem todas as pessoas que vivem da bolsa são necessariamente milionárias. Pensa no seguinte, se vc esta estudando uma faculdade de 4 ou 5 anos e ao final dela não acha que terá retorno financeiro, porque vc acha que teria com a bolsa sem estudar por pelo menos o dobro desse tempo? Falar em quanto lucra por mês, aí sim é inútil, pois diversos operadores da bolsa podem ficar por até 6 meses no prejuízo para ter um bom lucro depois no sétimo.
    Para viver da bolsa você precisa fazer o seguinte cálculo. Quanto vc acha que precisa ganhar por mês para pagar suas contas? Multiplique por doze e saberá quanto precisa ganhar na bolsa em um ano. Agora pense no seguinte, os melhores traders do planeta, como george soros, warren buffet, jesse livermore, e muitos outros, possuem uma rentabilidade anual média de 20 a 30%.
    Isso mesmo, 30 % em anos bons. Agora vamos supor que vc precise de 120 mil reais por ano pra pagar as suas contas. Se vc fosse muito bom, mas muito bom mesmo, um trader com 20 anos de experiência, vc poderia tentar viver da bolsa desde que tivesse um capital inicial de 500 mil reais. Mas isso não leva a inflação em conta, pois se vc apenas ganha o que gasta, seu dinheiro será comido pelos 10% ao ano de inflação.
    Mas imaginando que você está na média dos traders do mundo, vai perder dinheiro nos 5 primeiros anos, estudar muito, operar muito, e só depois começará a ter lucro.
    Considerando que mesmo jesse livermore foi a falência por mais de três vezes, e os melhores trendfollowers do mundo podem ficar ate três anos seguidos sem ganhar nada, até perdendo com um drawdown de 40%, quanto vc precisaria para gerar 120 mil reais todo ano, mesmo com prejuízos nos trades? EU chutaria por baixo um milhão de reais. E esse capital teria que ficar livre apenas para trades, vamos assumir que vc já tenha casa, carro e vida estabilizada. Um milhão em cash sobrando.
    Agora esses caras fazem isso nos EUA, na Europa, onde tem juros 0% ao ano. Aqui, a nossa taxa de juros é de 15%. Com um milhão você faria 150 mil na renda fixa todo ano e viveria tranquilo.
    Não é pra te desanimar, mas viver da bolsa com uma conta de 50 mil, ou de cem mil, não rola. Há quem consiga, tipo um Oliver Velez da vida, até uns três ou quatro traders no mundo, mas certamente não você, nem eu...
    Conselho, seja o melhor contador que você puder ser e estude sobre investimentos e sobre trendfollowing.
    O resto acontecerá.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

PRIO3 - Novo ativo acompanhando pelo sistema

Como conectar-se com o Blog TFB