Postagens mais visitadas deste blog
OTIMIZAÇÃO DO SETUP : HILO-VIEIRA
Por
Fernando Vieira
-
Durante o estudo da filosofia "trend following" e seus sistema de trade, concluímos que o fator mais desfavorável nesta filosofia para seus investidores é a baixa taxa de acerto dos sistemas existentes. Portanto, o sinais de entrada (compra) falsos acabam por gerar um "drawdown" (perda de capital) que, embora devessem ser considerados normais para os seguidores de tendências, sempre incomodam. A confiança do investidor em seu sistema de trade sempre é posta a prova quando surgem sinais falsos no seu "setup". Confiança no sistema de trade é o caminho para o sucesso. Não estamos falando de otimismo, confiança é seguir os sinais objetivos dados pelo seu sistema, sabendo de antemão os riscos da operação e as probabilidades. Pelos nossos estudos, percebemos que quanto maior a taxa de acerto de um sistema de trade, mais fácil para o investidor seguir com confiança este sistema de trade e auferir lucros ao longo do tempo. Destes estudos, criamos um
ANÁLISE TREND FOLLOWING BOVESPA (28/07/2019) - ANÁLISE SEMANAL
Por
Fernando Vieira
-
Fernando,
ResponderExcluirMuito bom o post (fez falta na semana anterior ein? Rs..).
Algumas dúvidas. Primeiro sobre stop. Na metodologia Vieira Qualificado, o stop fica abaixo do hilo inferior, correto? Agora, escutei você comentando que em uma "clara" tendência de alta encostar no hilo inferior é uma oportunidade para piramidar a posição. Você não poderia estar sendo stopado no mesmo momento de uma nova indicação de compra? Como funciona isso? Ah, quais seriam os critérios das realizações parciais?
Segunda categoria de dúvida. Gestão de risco. Qual sua opinião sobre análise de correlação de ativos para reforçar a gestão de risco. Por exemplo, wege3 e suzb5 com linda tendência de alta. Suponha que arrisco 2% do capital em cada ativo. Agora, se os mesmos forem fortemente correlacionados (via exposição dólar), eu, na verdade, não estaria duplicando minha possibilidade de perda? Ou seja, mapear a correlação dos ativos parece ser importante para alguns seguidores de tendências. Outra duvida, quanto % do seu capital você arrisca por trade?
Última categoria de dúvida (prometo). Nos trades com commodities você utiliza os canais de donchian, correto? Estes canais foram otimizados por ativo (uma frequência de café, outra para milho, etc....)? Como estes valores foram definidos?
Momento brincadeira: você sabe programar no amibroker mas quase que não sai o desenho do triangulo no paint, ein?? Rs.....
Obrigado pela atenção,
Lucas
Valeu Lucas,
ExcluirO Stop é "manual", ou seja, espero o fechamento semanal para sair ou não de uma posição. O stop existe mas não fica exposto na Corretora e sujeita a volatilidade intraday.
O nível do hilo em modo compra é uma faixa de suporte em tendência de alta.
Realizações parciais são interessantes para acalmar o psicológico do operador e fazer com que ele siga mais tempo as tendências.
O Manejo de risco de 2% é de capital em risco, não de alocação me um ativo, que será bem maior.
Em commodities uso Canais de Donchian com periodicidades ajustadas de acordo com a volatilidade de cada ativo. Elas são definidas por otimizações feitas no Amibroker.
Abraços
Boa noite Fernando.
ResponderExcluirParabéns pelo site e pelo método! Gostaria de saber qual sua opinião sobre as calculadoras de IR. Tenho conta na Rico e a calculadora é oferecida por R$19,80 ao mês. Você usa alguma calculadora? Vale a pena pegar a calculadora da corretora ou é melhor assinar alguma a parte?
Obrigado.
Pessoalmente utilizo as notas de corretagem para apuração do IR.
ExcluirEntretanto, para quem faz muitas operações no intraday, como scalper, elas são importantes.
Fernando,
ResponderExcluirPoderia comentar uma possível entrada em ARTR3 E RAPT4?
Abraço ...KNG
Boa noite,
ExcluirFeito na análise semanal!