O que está acontecendo com a VALE? 12/11/2014

Fala Pessoal,
Pergunta do dia?
O que está acontecendo com a Vale?
Como explicar esse gráfico da maior empresa produtora de minério de ferro do mundo?





Apesar de ser geólogo, não sou especialista no assunto, mas vamos ao que tenho lido por ai...

A Vale é a maior empresa produtora de minério de ferro do mundo. E a China é o maior consumidor de minério de ferro do mundo e sempre cresceu ao longo dos anos 2000 a uma taxa de crescimento anual média de 12%. Recentemente, acredita-se que, ainda por conta das consequências causadas pela grave crise mundial de 2008, essa taxa de crescimento tenha diminuído para cerca de 7%. Isso reflete também a diminuição na economia global.

A Europa tem sofrido com isso e uma consequência natural é a diminuição da demanda europeia por exportações e o aumento da competição por parte dos países europeus.

A China se ressente muito disso e compensava esse problema com a massiva carga de investimentos em infra estrutura, construindo cidades inteiras, trem bala pra tudo que é lado, e esse investimento demandava muito minério de ferro.

Naturalmente, essa taxa de investimentos tornou-se insustentável e o governo chinês colocou um freio nisso. Com a diminuição do investimentos, a demanda pelo minério caiu vertiginosamente e tá sobrando muito minério de ferro por lá. O estoque excedente poderá chegar a cerca de 115 milhões de toneladas, enquanto que o restante do mundo inteiro tem um estoque de cerca de 170 milhões de toneladas.

O chato disso é que a China detém 65% da demanda global de minério de ferro. Com esse problema para retomar o crescimento é de se esperar que a demanda permaneça diminuindo por alguns anos.

Além disso, o excesso de minério de ferro da China causou uma queda de 40% do preço dele apenas esse ano. Em janeiro, a tonelada custava 128 dólares, agora custa 79 dólares. Nível esse de preço, com o mesmo valor que estava no auge da crise de 2008/2009.
Adicionalmente, a vale possui duas grandes competidoras no mundo. As duas australianas,  BHP Billiton e Rio Tinto têm aumentado muito a sua oferta para compensar a queda de preço, com isso o aumento das reservas aumenta muito mais.

Um outro fator a se considerar, é que historicamente o investidor brasileiro de Petro e Vale costumava sempre fazer uma dobradinha de proteção com estas duas ações. Quem tinha Petro vendia Vale e quem tinha Vale vendia Petro (vai saber o o porquê?)... Como o mercado sempre reprovou a postura política de intervenções do governo na Petrobras, a Vale recebeu um prêmio, ficando sempre cotada a a um valor cerca de 60% maior que a Petro.

A partir do início do ano, com o frenesi das eleições presidenciais, o mercado começou a ter esperança em uma eventual mudança no governo, o que acarretaria na modificação dessas intervenções na Petro, as ações da Petro começaram a subir e isso contribuiu para que a Vale caísse mais. Além da queda natural da Vale com a retração da economia global e chinesa, houve essa troca dos investidores que passaram a comprar Petro e vender Vale.

Estima-se que o comércio externo do Brasil tenha sido responsável por uma queda de 1,5% do crescimento do Brasil. Boa parte disso por conta da Vale.

A Vale é, na verdade um termômetro, que representa o que pode vir a ocorrer com a economia brasileira de uma forma geral. Isso mostra uma diminuição da demanda global por tudo, desde matérias primas a produtos industrializados.

As ações da Vale despencaram cerca de 54% desde o pico de alta em 2011 e desvalorizaram 35% apenas esse ano. Está, neste momento em que escrevo, a 2 reais de atingir o patamar de  janeiro de 2009

Bom antes que pensem, nossa como o Henrique sabe de tudo isso? Estudei essa semana sobre o assunto para escrever o post e encontrei algumas explicações muito boas, dentre elas uma entrevista com o economista chefe da TOV Corretora, Pedro Paulo Silveira.

No que isso afeta os especuladores seguidores de tendências? Em pouco ou quase nada, pra falar a verdade. As quedas na bolsa fazem com que nossos sistemas deem saída de alguns ativos e outros, que nada tem a ver com isso, acabam subindo. Mas é interessante entender um pouquinho melhor das coisas que cercam nosso mercado.

Um grande abraço a todos e até breve.

Comentários

  1. Henrique, a história é outra. Há uma reportagem na Reuters sobre isso de 2 meses atrás. A China fianaciava a compra de minérios com juros bem baixos. O pessoal comprava no spot e fazia uma venda no futuro, esperando a valorização, com o esfriamento da economia chinesa, o preço despencou, também porque não correspondia a realidade do consumo real da economia chinesa, sendo mais uma forma de se obter dinheiro com juros subsidiados.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação Neymar, mas confesso que não ficou claro pra mim o que vc quis dizer. Primeiro vc disse que a história é outra, ou seja, que a minha explicação estaria incorreta e que a correta seria a seguinte: "com o esfriamento da economia chinesa, o preço despencou, também porque não correspondia a realidade do consumo real da economia chinesa". Me perdoe se eu não compreendi, mas isso não foi exatamente o que eu falei no meu post? Pareceu que vc concordou, e não com um outra explicação..
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, desculpe pela demora na resposta, estive viajando e não acompanhei o blog nesses dias. Em partes concordo com você sobre preço do minério e a Vale, mas o grande problema é que usou-se um instrumento financeiro de financiamento do minério a juros baixos, descolando as compras que a China realizava da quantidade que realmente e economia real demandava. Tornando o consumo do minério chinês irreal. No link a seguir, tem uma das reportagens da Reuters sobre o mercado chinês, estou tentando encontrar a que fala exato sobre esse problema dos financiamentos do minério pelos chineses. No 5º parágrafo, comenta-se sobre o fechamento de posição no mercado futuros do aço e minério:http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKCN0HO18N20140929
      Vou tentar achar a reportagem que fala sobre problema gerado pelo subsído governamental ao minério de ferro na China

      Excluir
    2. Beleza Neymar, muito obrigado pela participação. Vou ler a reportagem..
      Grande abraço

      Excluir
  3. Será que você faria a gentileza de nos disponibilizar a reportagem da Reuters? Seria interessante olhar a explicação na íntegra.
    Obrigado..

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Como conectar-se com o Blog TFB