Bate Papo sobre a BM&F # 09 - Por que Abandonei o Matrix-Six? 14-06-14

"The goal of any trader is to turn profits on a regular basis, yet so few people ever really make consistent money as traders. What accounts for the small percentage of traders who are consistently successful? To me, the determining factor is psychological—the consistent winners think differently from everyone else.
Those traders who have confidence in their own trades, who trust themselves to do what needs to be done without hesitation, are the ones who become successful. They no longer fear the erratic behavior of the market. They learn to focus on the information that helps them spot opportunities to make a profit, rather than focusing on the information that reinforces their fears.
While this may sound complicated, it all boils down to learning to believe that: (1) you don't need to
know what's going to happen next to make money; (2) anything can happen; and (3) every moment is
unique, meaning every edge and outcome is truly a unique experience."

Mark Douglas - Trading In The Zone
















http://youtu.be/-yAthsRb4CM



Comentários

  1. Uma das regras que ficaram mais claras para mim ao ler o livro "Magos do Mercado - Entrevista com Top Traders" era: não ensine os seus setups para ninguém. Quando vc tem um setup que funciona e deixa público está dando um tiro no próprio pé, pois ocorre justamente o que vc comenta no vídeo. Ensine a filosofia do método, mas não ensine os números do setup, que cada um faça seus próprios backtestes e trabalhe com o setup que mais se adequar.

    ResponderExcluir
  2. Perfeitamente André. Entretanto, naquela época, além de eu não ter esse conhecimento, eu quis realmente realizar um teste no setup de forma pública como uma forma de saber se ele funcionaria ao mesmo tempo que eu tinha que me disciplinar a seguí-lo. Quando a gente se compromete com as pessoas, acaba se obrigando a aprender mais, a aperfeiçoar o método, a crescer como traders. E isso para mim não teve preço. O setup é o fator menos importante do meu sistema de trading hoje. Poderia pensar em 4 ou 5 setups de forma bem rápida que me dariam resultados semelhantes. Posso até voltar a operar pelo M6, que vou continuar ganhando dinheiro com toda a tranquilidade e certeza. O pote de ouro no final do arco íris se chama position sizing. Ou quantos contratos devo tem nas minhas posições. Aliando isso a um setup razoável, tendo paciência e disciplina, o resto é consequência.
    Obrigado por dividir seu conhecimento conosco.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Isto que estão falando chama-se "Efeito trader".
    A perda da eficiência de um sistema quando ele passa a ser aplicado no Mercado e até replicado por outras pessoas.

    Quanto menor o tempo gráfico operado e menor a liquidez do ativo ou ativos operados, maiores são as consequências do "Efeito Trader".

    Pessoalmente, apesar de ter aberto a minha forma de operar em gráficos semanais para aqueles que fizeram o Coaching, continuo não tendo problemas, uma vez que a janela de entradas e saídas são semanais, tenho muito tempo para entrar ou sair das posições.

    Mas realmente, divulgar setup em gráfico intraday ou até para swing em ativo com baixa liquidez pode diminuir a eficiência do sistema, justamente por haverem muitas sombras às suas operações.

    Atualmente opero um sistema diferente do Henrique para BM&F acredito plenamente no que ele falou, mais importante é o manejo de risco, seu planejamento e emocional.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Henrique, parabéns pelas postangens! Eu não tinha a menor idéia de como funciona o mercado futuro antes de assistir a seus vídeos. Comecei a estudar e tenho vontade de começar a operar em breve. Creio que o passo seguinte (dos estudos) seja definir a corretora. Minha corretora é a DirectaInvest (antiga Banif) e só é possível operar miniindice e minidolar. Você indica alguma corretora(s) para operar os demais contratos? Obrigado, Ricardo.

    ResponderExcluir
  5. Fala Ricardo.
    Cara, precisamos corrigir algumas coisas já de início. Se vc começou a estudar e tem vontade de operar o próximo passo não tem absolutamente nada a ver com achar uma corretora. Bom, se você for no site da Bovespa encontrará uma listagem de corretoras certificadas pela CVM para oferecer produtos de mercado financeiro. Eu não indico nenhuma porque aqui no site não possuímos qualquer convênio ou parceria com corretoras. Acredite quando eu digo que o que menos importa é a corretora para abrir uma conta. É como se eu te indicasse um banco para ter uma conta corrente.
    Por favor, tenha em mente que se você disse que começou a estudar agora, o próximo passo é continuar estudando ainda muito mais. Eu não parei de estudar nos últimos 5 anos e todos os dias encontro novas coisas que ainda não sabia.
    O passo fundamental é entender o que você está fazendo. Saber como funciona o mercado e desenvolver um sistema completo de trading pra você. Depois vc começa operando muito pequeno, por diversos meses, até começar a se familiarizar com a dinãmica do mercado.
    Não esquente a cabeça procurando corretoras. Procure conhecimento. Esse é sempre o melhor a se fazer.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

PRIO3 - Novo ativo acompanhando pelo sistema

Como conectar-se com o Blog TFB