Os Turtles Traders e suas Regras para Rolagem de Contratos Futuros


Poucas pessoas associam Eddie Murphy, Dan Ackroyd e o filme de 1983 "Trading Places " ( Título brasileiro: Trocando as Bolas ) com uma das maiores histórias de sucesso de todos os tempos.

No mesmo ano em que o filme foi lançado, uma experiência real em moldes semelhantes foi realizada por dois comerciantes de commodities: o lendário Richard Dennis e o William Eckhardt.

No fim das contas, a vida imitou a arte e a experiência provou que qualquer um pode ser ensinado a realizar trades também. 

O Experimento Turtle 

No início da década de 1980, Dennis foi amplamente reconhecido no mundo do comércio pelo seu sucesso esmagador.


Richard Dennis mostrando
seu charme!

 Ele tinha transformado uma participação inicial de menos de US $ 5.000 em mais de US $ 100 milhões. 

Ele e seu parceiro, Eckhardt, tiveram discussões freqüentes sobre o seu sucesso. Dennis acreditava que qualquer um poderia ser ensinado a operar os mercados de futuros , enquanto que Eckhardt achava que Dennis tinha um dom especial que lhe permitiu lucrar com a negociação. 

O experimento foi constituído por Dennis para finalmente resolver este debate.

Dennis iria encontrar um grupo de pessoas para ensinar as suas regras e eles teriam, então, que negociar com dinheiro real. 

Dennis acreditava tão fortemente em suas idéias que ele iria realmente dar aos "traders" o seu próprio dinheiro para o comércio

O treinamento duraria duas semanas e poderia ser repetido várias vezes.

 Ele chamaria os seus alunos "tartarugas" depois de ter lembrado das fazendas tartaruga que ele tinha visitado em Cingapura e decidir que ele poderia criar especuladores de uma forma rápida e eficiente como tartarugas das fazendas de Cingapura.



Encontrando os Turtles

Para resolver a aposta, Dennis colocou um anúncio no The Wall Street Journal . Selecionou apenas 14 especuladores para o primeiro programa Tartaruga.





Ninguém sabe o critério exato usado por Dennis na seleção, mas o processo incluiu uma série de perguntas de verdadeiro ou falso. 

Algumas das perguntas você pode encontrar abaixo:
  1. O grande dinheiro nas especulações é feito quando podemos comprar perto da mínima depois de uma longa e grande tendência de baixa.
  2. Não é útil assistir a cada cotação nos mercados em negociações.
  3.  As opiniões dos outros sobre o mercado são boas para seguir.
  4. Se alguém tem, 000 a risco, deve-se correr o risco, 500 em cada trade.
  5. Ao iniciar uma operação deve-se saber exatamente onde a liquidar a mesma (estopar) se ocorrer uma perda.
Para o registro, de acordo com o método da tartaruga, 1 e 3 são falsas; 2, 4, e 5 são verdadeiras. 

Realmente esta foto mostra que
 qualquer um pode virar especulador!
Em "The Complete TurtleTrader: The Legend, the Lessons, the Results" (2007) , o autor Michael Covel oferece alguns "insights" sobre as regras específicas:

  • Olhe para os preços em vez de confiar em informações de televisão ou jornal para tomar suas decisões de negociação.


  • Tenha um pouco de flexibilidade na definição dos parâmetros para a sua compra e sinais de venda. Testar parâmetros diferentes para diferentes mercados para descobrir o que funciona melhor na sua perspectiva pessoal.


  • Planeje sua saída como você planeja a sua entrada. Saber quando você vai tomar lucros e quando você vai cortar as perdas. 


  • Use a Average True Range - ATR para calcular a volatilidade e usar isso para variar o seu tamanho da posição. Tome posições maiores em mercados menos voláteis e diminuir sua exposição a mercados mais voláteis.


  • Nunca arrisque mais do que 2% de sua conta em um único comercial.


  • Se você quiser ter grandes retornos, você precisa se ​​sentir confortável com grandes "drawdowns" (A queda de pico-a-fundo durante o período específico de um investimento, fundo ou commodity. Um drawdown é geralmente citado como o percentual entre o topo e o fundo)

Será que isso funciona?

Segundo o ex-tartaruga Russell Sands, como um grupo, as duas classes de tartarugas pessoalmente treinadas por Dennis ganhou mais de US $ 175 milhões em apenas cinco anos. 


Richard Dennis provou além de qualquer dúvida que os iniciantes podem aprender a negociar com sucesso. Sands afirma que o sistema ainda funciona bem, e disse que se você começou com $ 10.000 no início de 2007 e seguiu as regras originais de tartaruga, você teria terminado o ano com US $ 25.000.



Regras para Rolagem de Contratos Futuros

Acontecem vezes em que estamos posicionados em um tendência consolidada e queremos ficar na mesma o maior tempo possível, deixando os lucros crescerem, entretanto o contrato futuro em que estamos posicionados tem vencimento.

O que fazer quando a operação vai bem, mas o vencimento do contrato se aproxima? 

Rolar  a posição para um novo contrato é a opção que segue os preceitos do Trend Following.


Um dos Turtles de Richard Dennis, chamado de Curtis Faith publicou na internet gratuitamente um artigo com título "Original Turtle Rules".

Neste artigo Curtis Faith trata da regra dos Turtles para rolagem de Contratos Futuros, em operações em tendência vigentes.


Abaixo seguem algumas regras 






Em tradução livre encontramos:


"Quando os contratos futuros expiram, existem dois fatores principais que precisam ser considerados antes de rolarmos a operação para um novo contrato.

Primeiro, existem muitos casos em que o próximo contrato desenvolve bem tendências, mas os contratos mais distantes falham em  mostrar o mesmo nível de movimento de preços. Então, não faça a rolagem da operação para um novo contrato a menos que a ação de preços no novo contrato tenha demonstrado uma posição existente em aberto.

Segundo, contratos a expirar devem ser rolados antes que o volume e o interesse geral no mesmo declinem muito. Quanto depende muito do tamanho da posição. Como regra geral, os Turtles rolavam posições existentes para um novo contrato poucas semanas antes de sua expiração, a menos que o contrato atualmente detido esteja performando significantemente melhor que os outros contratos dos outros meses."


Tenho pensado e testado a rolagem dos contratos, sendo um terceiro fator muito importante a percepção da liquidez do contrato a ser rolado. 

Por vezes o contrato seguinte não tem a liquidez suficiente, sendo necessário operar um contrato seguinte, com vencimento superior e maior liquidez.

Se a rolagem não for corretamente executada, os resultados não podem ser bons, destruindo uma operação vencedora.






            Livro The Complete TurtleTrader: The Legend, the Lessons, the Results" (2007), do autor Michael Covel 
              Original Turtle Rules, free pdf de Curtis Faith .
            


Comentários

  1. Essas regras conseguiram resumir em poucas linhas o que eu levei três anos para desenvolver, rolando diversos contratos. Existem casos em que o próximo contrato está até em desacordo com o atual, ou seja, a tendência está se desenvolvendo em sentido oposto. Literalmente, um esta subindo e o outro está caindo. Neste caso, obviamente a rolagem precisa ser analisada como um novo trade e nem sempre é viável.
    Basicamente, Não devemos deixar o contrato se aproximar demais do vencimento, pois ele perde liquidez e começa a andar de lado. O próximo pode já estar bem mais aquecido. Um segundo fator muito importante que deve ser levado em consideração é a diferença de volatilidade dos contratos, pois isso vai ter uma influência direta no numero de contratos que vc pode rolar. Em um contrato, quando se aproxima do final, a volatilidade pode estar mais baixa devido ao menor volume de negociações. Com uma volatilidade baixa, podemos ter um número maior de contratos da nossa posição, pois a variação diária não afetará muito o nosso capital total. Porém, quando fazemos a rolagem para um contrato mais líquido, ele normalmente apresenta maior volatilidade. Daí precisamos diminuir o numero de contratos da nossa posição, para não ser pego de surpresa e tomar um repique de alta volatilidade que vai transformar a operação que estava no lucro em um possível prejuízo. O tamanho da nossa posição, deve ser calculado de acordo com a volatilidade diária do contrato, adequando o número de contratos ao quanto do nosso capital total nós estamos dispostos a arriscar.
    Ótimo post Fernando, e para quem não viu o filme, é até engraçado. Comédia antiga, mas divertido.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelente história mesmo. O mais importante é que qualquer pessoa também pode aprender a operar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, o mais difícil é encontrar um sistema rentável que se adeque ao perfil da pessoa.

      Excluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

PRIO3 - Novo ativo acompanhando pelo sistema

Como conectar-se com o Blog TFB