Linda tendência de baixa no Milho. Sigo vendido no CCMU14!!!

Linda tendência de baixa no Milho.

Sigo vendido no CCMU14, com variação de 8,67% na direção da entrada, aproximadamente um ajuste de R$ 1.026,00 por contrato creditados na conta, mas ponho em discussão um questionamento que julgo importante.


CCMU14 levando em consideração o after market

É interessante fazer rolagem de posição para novo contrato na direção da posição anteriormente aberta no novo contrato ?

Vamos exemplificar da seguinte forma, se estivesse vendido no CCMK14 ( e não no CCMU14), amanhã, dia 15/04/14 seria o último dia útil do contrato, sendo interessante a saída do mesmo, evitando a liquidação da BM&F.




Pessoalmente, não me sentiria confortável em já me reposicionar, rolar posição para o contrato CCMU14, na tendência já iniciada, que inclusive já "esticou" bem.

Preferiria esperar novo sinal neste contrato, ou em outro com liquidez.

Fica aberta a discussão!!!!


Comentários

  1. Acho q vc n está entrando em uma nova posição, vc está simplesmente mantendo a msma posição no ativo porém em outro vencimento. Logo acho q deva rolar e manter a posição vendida. No backtest da operação onde foi usado o ativo q concatena os vencimentos foi feito isso.. rolado posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa abordagem e análise! Obrigado.

      Continuo me sentindo desconfortável, pensando que podemos estar entrando em um momento "esticado", principalmente para mim que uso o MACD otimizado, que é um rastreador composto por médias.

      Ocorre que se o novo contrato tiver "corrido" muito, demorará para dar saída em uma posição nova, gerando eventual prejuízo grande.

      Minha visão. Somente o tempo dirá o que é melhor.

      Excluir
    2. Isto porque estou adotando os sinais dados pela aplicação do sistema no contrato vigente ou mais liquido, não os sinais do contrato futuro integral (CCMFUT), que foi usado para backtestes.

      Esta é a questão. Se estivesse usado os sinais do contrato futuro integral estaria vendido a muito tempo e somente rolaria as posições. Esta é a questão interessante de por em discussão. Sei que o Henrique é partidário de sempre tomar os sinais do contrato vigente, não no CCMFUT.

      Lembrando que uso os gráficos com after market, o que diminui os gaps.

      Excluir
    3. Fernando, ótimo assunto para os meus próximos videos. Rolagem de contrato. Eis a forma como eu penso. Cerca de umas duas semanas antes do vencimento de qualquer contrato (com exceção do mini índice que a gente tem que ir quase ao final) eu já estou observando o próximo contrato com melhor liquidez e assim que há uma possibilidade eu já faço a rolagem. Deixar o contrato chegar muito perto tem duas desvantagens: a primeira é a liquidez que ele vai perdendo, e na hora de sair vc acaba perdendo um pouquinho no spread e no slippage. A segunda é que o próximo contrato já estará com maior possibilidade de formar tendências e movimentos mais fortes, enquanto o contrato que a gente ainda esta, chegando ao final, fica mais parado, andando de lado. As vezes, já vale a pena mudar só por isso. Quanto a entrar na próxima operação já esticada, eu entro assim mesmo, pois considero apenas uma continuação do trade anterior. E nenhum ativo está tão esticado que não possa andar muito mais.
      Abraços

      Excluir
    4. Henrique, muito bem colocado. Eu opero indice e dolar e consigo calcular o custo justo da rolagem, porém esse contrato de milho eu desconheço. A minha maior dúvida nele seria a q preço rolar, como calcular o justo?
      Além disso de q forma fazer a rolagem? Mesmo q seja 2 semanas antes do vcto, simplesmente tomar no bid de um e bater no ask do outro ao mesmo tempo? Verifiquei hj de manhã as 9am e os contratos ccmk14 e u14 não tiveram um leilão de abertura, nao sei se isso é normal.

      Excluir
    5. Oi Anônimo. Pra ser sincero, não sei se compreendi o que você chama de preço justo de rolagem. Eu procuro não fazer uma rolagem no meio de uma operação de compra ou venda. Sempre espero minha operação ser estopada no contrato atual, para depois, aguardar uma nova entrada no contrato posterior de maior liquidez. Mas caso aconteça de uma operação estar seguindo tão boa que eu tenha que fazer a rolagem nos últimos dias do vencimento, eu simplesmente mudo, trabalhando o preço no meio do spread, tanto para a saída quanto para a nova entrada. Na verdade, como trendfollower eu fico presente em movimentações mais duradouras no mercado, então, alguns centavos a mais ou a menos nas raríssimas vezes que tenho que fazer uma rolagem, não fazem uma grande diferença na estatística de longo prazo no meu sistema.
      Quanto ao leilão, em todo os contratos a fase de pré abertura começa 5 minutos antes do horário de abertura.
      Abraço

      Excluir
    6. Henrique,

      Excelentes ponderações. Este assunto tem muito a ser discutido.

      A meu ver existem três abordagens para tomada de sinais em contratos futuros para trend followers que passarei a expor:

      I - Operar o contrato mais líquido, tomando sinais dados pelo sistema neste contrato ( Posição do Henrique e que venho fazendo)

      II - Operar o contrato mais líquido, tomando os sinais dados pelo sistema no contrato integral (Ex: CCMFUT)

      III - Operar o contrato mais líquido, montando posições somente quando no contrato líquido e no contrato integral (Ex: CCMFUT) estiverem na mesma direção, se qualquer deles der saída, ficamos líquidos aguardando nova conjunção de sinais para nova montagem de posição.

      O que é melhor?

      Somente o tempo dirá, mas todos os meus estudos fiz com gráficos que contemplam o "after market" no CCMFUT, o que diminui muito os gaps e pensando em tendências duradouras.

      Talvez a terceira opção seja a que melhor concilie a rolagem e a continuidade da tendência.

      Excelente discussão!!!

      Excluir
  2. Boa noite Fernando, por que não podemos operar no home broker? Eu opero o winfut, mas os outros são só via corretora, não é? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem corretoras que não disponibilizam os contratos futuros de agrícolas para negociação via homebroker.

      Tem que escolher uma que permita as operações pelo homebroker, se tiver interesse em operar.

      Abraços

      Excluir
  3. Para mim, a CCMK14 vence dia 15/05/14
    A CCMN14 vende dia 15/07/14.
    Você está operando a CCMU14?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, boa observação. Entretanto, nós operamos o contrato vigente que estiver com mais liquidez. Se você for comparar o número de contratos negociados por dia vai ver que o próximo contrato mais líquido é o CCMU, pois em setembro é mês de entressafra do milho. Nas commodities agrícolas, precisamos observar a liquidez, que é função da sazonalidade (épocas de safra e de entressafra). Para o Boi por exemplo, o contrato que eu estou negociando agora é o de outubro.(BGIV14) e o café também é o de setembro. O CCMN14 pode ser negociado, mas deve ter pouquíssimas operações diárias.
      Abraço

      Excluir
    2. Exatamente.

      São inúmeros detalhes que devem ser observados ao entrar no mercado de futuros.

      Este é um novo canal de discussão destas questões.

      Não deixem de questionar e vamos evoluindo juntos.

      Excluir
  4. Nossa, eu estava sofrendo aqui... fiz boas operações, mas o café... estava esperando alguma negociação e nada... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, poste como está sendo sua experiência nas Commodities.

      Excluir
  5. Fernando e Henrique.
    Entendi que após a otimização no CCMFUT, adotamos os mesmos parâmetros no contrato para pontos de trade (no caso o CCMU14).
    Mas fazendo back test no CCMU14 (já com a otimização do CCMFUT) no final encontrei prejuízo.

    Trade Date Ex. date % Profit
    Short 05/11/2013 11/11/2013 -4,04%
    Long 11/11/2013 12/12/2013 2,13%
    Short 12/12/2013 19/12/2013 -3,65%
    Long 19/12/2013 09/01/2014 -0,78%
    Short 09/01/2014 31/01/2014 -3,53%
    Long 31/01/2014 28/02/2014 3,73%
    Short 28/02/2014 04/04/2014 -6,30%
    Long 04/04/2014 15/04/2014 -1,74%
    Open Short 15/04/2014 16/05/2014 7,99%

    Ao final -6,76%.

    Agora fiquei com dúvida.
    Poderiam me ajudar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DAvison,

      Procure otimizar para um período de 5 anos e privilegiando o RAR/MDD.

      Veja se o procedimento foi feito corretamente.

      Abs

      Excluir
  6. Outro detalhe,

    O contrato no início não tem liquidez e os movimentos são meio voláteis.

    Por isto operamos o contrato mais líquido.

    Portanto, veja se algumas destas operações não foram feitas nesta "fase".

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Davidson, acho está respondida a questão. Mas de qualquer forma, eu não poderia te ajudar muito nesse sentido, já que opero por um sistema diferente do que o Fernando está testando. Também estou acompanhando os resultados para fins de comparação.
    Obrigado pela participação.
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Novas Opções de Bases de Dados Gratuitas para Amibroker

Como conectar-se com o Blog TFB