Stop Automático ou Stop Móvel Manual?

Recebo muitos questionamentos acerca do uso do "stop móvel manual" nas minhas especulações em gráficos semanais.

Primeiramente, temos que conceituar o termo "stop loss", que significa abortar uma especulação de forma prematura, cortando rapidamente os prejuízos, quando se denota a movimentação dos preços contrária ao esperado.

Portanto, o "stop loss" ou saída com perda de uma operação deve ser prevista no sistema de trade seguido pelo especulador. Todos,  antes de iniciarmos uma especulação, temos que ter pontos de entrada e pontos de saída, além do "stop loss" que seria uma "saída de emergência".

Melhor sair um pouco "ralado" (pequeno prejuízo) de uma operação perdedora, do que sair "financeiramente morto" de  uma"aposta" equivocada.

Rotineiramente, muito se difunde acerca do acerto de se utilizar ordens "stop loss", previamente enviadas a corretora, indicando sua intenção de interromper a perda (loss) em uma posição aberta, em certo patamar de preço. A esta conduta costumo chamar de utilizar "stop loss automático".

Outra abordagem, que filtra muitos movimentos rápidos, efêmeros e abruptos do mercado, simplesmente decorrentes uma grande volatilidade com baixo volume negociado, que acarretam várias saídas prematuras de operações vencedoras ("violinadas"), é a utilização do "stop loss manual".

Teremos sempre uma "saída de emergência" a nosso dispor, mas não deixaremos esta  "saída de emergência" visível a todos. A utilizaremos, quando necessário, de acordo com nosso sistema de trade, mas não a deixaremos pré-programada na corretora e sujeita a violinadas.

Podemos aliar a este conceito de "stop loss manual" ao conceito de mobilidade, quando o stop se move a certa distância dos preços ("trailing stop"). Com isto, conseguimos acompanhar as tendências de alta, com certa distância da volatilidade, sem também devolvermos muito quando as tendências de alta revertem. Este é conceito de "stop móvel e manual".


No nosso sistema de trade, utilizamos o indicador Hilo Activator como um stop móvel ("trailing stop") e manual das operações. Somente concluímos que fora acionado este ponto de saída no fechamento do "candle" semanal, evitando a volatilidade intra-semanal.

Desta forma, ficamos muito tempo nas tendências de alta e, ainda, evitamos a volatilidade de curto prazo, que acarretaria "violinadas" (rápidas e abruptas oscilações positiva ou negativa nos preços, de grande amplitude e efemeridade), possíveis de serem filtradas com esta metodologia.


Estão circulados em vermelho nos gráficos as "violinadas" filtradas por esta abordagem, o que nos possibilita continuar seguindo as tendências de alta em curso:




Os pontos negativos desta abordagem são poucos, mas os principais são a necessidade de confiança e disciplina quanto ao método, bem como ter desapego ao "estopar" posições no prejuízo.

O apego demasiado aos bens materiais pode
acarretar aumento das perdas nas especulações

Automatic Stop -  The Strokes



Automatic Stop (Tradução)
Com tantos peixes no oceano
Eu quis você e você me quis
É só uma fase, tem que passar
Eu era um trem me movendo muito rápido

Sem enteder o que ve
Sim, eu tinha uma visão diferente
É você, não

Espere, eu vou te dar um tempo
Eu não sou seu amigo
Eu nunca fui.
Eu falei espere, eu vou te dar um tempo.
Eu não sou seu amigo,
Eu nunca fui.

Com tantos peixes no oceano
Ela o quis, ele me quis
É só uma fase, tem que passar
Eu era um trem me movendo muito rápido

Sim, eu sei que você me alertou
Mas isso é tão importante
Agora eu tenho uma visão diferente
É você

Por que você não pode esperar?
Eu vou te dar um tempo
Eu não sou seu amigo
Eu nunca fui
Eu falei espere, eu vou te dar um tempo
Eu não sou seu amigo
Eu nunca fui.

Automatic Stop
So many fish there in the sea
I wanted you, you wanted me
That's just a phase, it's got to pass
I was a train moving too fast

Didn't understand what to see
Yeah, then I got a different view
It's you...no

Wait, I'm gonna give you a break.
I'm not your friend,
I never was.
I said wait, I'm gonna give you a break.
I'm not your friend,
I never was.

So many fish there in the sea
She wanted him, he wanted me
That's just a phase, it's got to pass
I was a train moving too fast

Yeah, I know you warned me
But this is too important
Now I got a different view
It's you...

Why can't you wait?
I'm gonna give you a break
I'm not your friend,
I never was
I said wait, I'm gonna give you a break
I'm not your friend,
I never was.


Comentários

  1. Muita gente me questiona sobre os riscos da adoção de um stop manual em períodos semanais. As pessoas acreditam que cinco dias sem interferência do operador é muito tempo decorrido, e que um desastre possa ocorrer em um lapso de tempo tão grande.

    Para investigar tal possibilidade, eu peguei 24 ativos que têm cotações históricas suficientes (BBAS3, BBDC4, CMIG4, CPLE6, CRUZ3, CSNA3, DTEX3, ELET6, EMBR3, FIBR3, GOAU4, ITSA4, ITUB4, LAME4, LIGT3, PCAR4, PETR4, SBSP3, TNLP4, TRPL4, UGPA4, USIM5, VALE5 e VIVT4), e submeti esses dados a aproximadamente dez anos de operações (Jan 2003 até hoje), utilizando um sistema seguidor de tendência muito conhecido, baseado no HiLo Activator(6) e no MACD(12,26,9), no gráfico semanal.

    É interessante notar que nesse período houve o grande crash de 2008, onde ocorreram grandes perdas semanais e até mesmo diárias. Houve um dia em que o circuit-breaker da Bolsa foi acionado duas vezes, caindo 10% e 15% em um único dia. Então qual teria sido a pior perda semanal utilizando-se o stop manual semanal em todo esse conjunto de ativos em um período tão extenso?

    O trade de maior prejuízo ocorreu em LIGT3, no valor de -25,39%. E é interessante observar que tal prejuízo ocorreu em 2006, e não em 2008. O trade histórico é apresentado a seguir:

    LIGT3 20/02/06 10.28 27/03/06 7.67 -25.39%

    Seguem-se a esse, outros dois piores trades:

    ELET6 29/11/04 13.74 06/12/04 10.58 -23.00%
    BBDC4 05/01/03 3.88 10/02/03 3.05 -21.39%

    Se estivéssemos operando oito ativos dividindo o capital aplicado, o stop manual semanal nunca teria provocado uma perda no capital total maior do que 3,17%. É um bom período para observar que o método tem se mostrado seguro ao longo do tempo.

    Mas isso não quer dizer que na semana que vem possa aparecer um “cisne negro”, contrariando a observação histórica !!!

    Mas o importante é observar a existência da contrapartida, no maior trade do conjunto no período observado:

    USIM5 06/01/03 1.01 26/01/04 4.52 +347.52%

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuro,

      Interessantíssimo estudo feito por você, concordo plenamente em todos os pontos abordados.

      O manejo de risco e operar na direção da tendência de maior duração são requisitos indispensáveis para adotar "stops móveis manuais" com mais segurança.

      Abraço,

      Excluir
  2. Parabéns a ambos
    Se havia alguma dúvida, se dissipou
    Abraços
    Dário Cezar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Dário,

      Como vão suas operações?

      Forte Abraço e sucesso!

      Excluir
  3. Já foi a época que eu tomava violinadas nos Stops tradicionais !

    Abraço

    KNG

    ResponderExcluir
  4. Legal KNG,

    Como você utiliza seus stops?

    Você usa um trailing stop também?

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando, eu acho que o ideal seria programar um stop automático, porém não um stop automático convencial, um stop que fosse apenas acionado por regras, por exemplo:

    Preço de abertura do inicio da semana < preço do hilo activator de 09 Períodos calculado com valor de fechamento do ultimo movimento da semana anterior

    Esse tipo de Stop com esse tipo de regra (que eu nunca vi em corretora nenhuma), dai sim seria legal, pois eles seriam acionados dai com regras especificas do sistema de trade usado. Dependendo do software que se usa para gerir os traders, também é possivel programar os softwares para enviarem ordens desse tipo a corretora. Porém o tipo de Stop Padrão que as corretoras oferecem, geralmente não se alinham com a grande parte dos padrões de trades usados pelas pessoas, dai se não se alinham, dai acho melhor o stop manual nesse caso, portanto em minha opinião, stop automático é legal quando este se alinha perfeitamente ao sistema que o trader que o trader está usando, caso contrário não é legal não!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você,

      Esta questão dos stops nas corretoras (a exemplo de somente estopar em preços de fechamento ou abertura) são plenamente possíveis de se adaptar, acredito que elas nem se esforçam para tanto porque quanto mais violinadas melhor (mais corretagens pagas).

      Resta ao especulador fazê-lo na mão (manual) ou criar um robô.

      Abraço,

      Excluir
  6. I am really impressed with your writing skills and
    also with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Anyway keep up the nice quality writing, it is
    rare to see a nice blog like this one nowadays.

    Here is my webpage: http://www.livingwithrheumatoidarthritis.org

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

PRIO3 - Novo ativo acompanhando pelo sistema

Como conectar-se com o Blog TFB