Trend Following, a Aleatoriedade e os Sistemas de Trade


A primeira característica do mercado a ser destacada a quem pretende especular em renda variável é sua aleatoriedade.


“A palavra aleatoriedade é utilizada para exprimir quebra de ordem, propósito, causa, ou imprevisibilidade em uma terminologia não científica. Um processo aleatório é o processo repetitivo cujo resultado não descreve um padrão determinístico, mas segue uma distribuição de probabilidade.” (Fonte Wikipédia.org)


O quer se dizer com isto é que por mais que eventos no mercado pareçam seguir padrões, figuras e repetir-se de forma randômica, eles não se sujeitam a um determinismo. 


Não sei porquê, mas isto não me convenceu muito! 

Muitos fazem muitas críticas à Análise Técnica Tradicional justamente por ela pregar que seria  possível fazer previsões e traçar alvos de futuras movimentações.




Por isso, quaisquer previsões futuras de possíveis movimentos de preços, tendo como base o passado e, pior do que isto, a não utilização de manejo de risco, pode acarretar grandes prejuízos, ante a falta de entendimento de como funcionam as probabilidades no mercado de renda variável.




Os eventos passados e a expectativa positiva gerada por um sistema de trade, que no passado gerou lucros, não garante o sucesso deste sistema de trade no futuro. O que existe é uma mera expectativa de sucesso, por isto se mostra indispensável o manejo de risco em todas as operações especulativas.

Então como ganharei dinheiro no mercado, se a análise técnica não funciona?

Você não precisa saber o futuro para lucrar no mercado. 

O que precisa é ter um método que garanta limitação de prejuízos e de exposição ao risco em cada operação, bem como que deixe os lucros crescerem nas operações vencedoras.



Com isto, você terá uma Expectativa Matemática positiva nas suas operações e consequentemente poderá lucrar no mercado mesmo com a aleatoriedade.


E=(Ganho Médio × Probab. de Ganho) + (Perda Média × Probab. de Perda)



O que precisamos entender é que não devemos ter “crenças” ou “opiniões” (Previsões) sobre o mercado, devemos REAGIR ao que o mercado nos trouxer. Com esta postura humilde e realista não nos apegaremos a operações perdedoras e fluiremos de modo a aceitar tudo que o mercado nos impuser, sempre com método e manejo de risco.



O “Trend Following” tem como premissa não acreditar no determinismo do mercado, aceitando a sua imprevisibilidade, sempre reagindo a movimentação consolidada de preços, sem fazer previsões de alvos (objetivos de lucro), aceitando o que o mercado trouxer.

Não nos chateamos ao recebermos um sinal falso do nosso sistema de trade, entendemos que pequenos prejuízos fazem parte do processo. Não há como sempre “acertar”!

Não nos envolvemos emocionalmente com cada operação, já que elas são geradas por sinais objetivos do sistema e não por nossas opiniões pessoais.



Ao final, quem “acerta” ou “erra”, psicologicamente falando, é o sistema e não nós mesmos. 

Com isso, uma enorme carga emocional é retirada dos nossos ombros, facilitando ao especulador lidar com a aleatoriedade do mercado e os riscos inerentes ao mesmo.


Comentários

  1. Nós seres humanos sempre estamos aversos a admitir perdas, mas se deixarmos o emocional de lado ( o que não é fácil ),e realizamos o manejo de risco e sairmos da operação perdedora logo, nosso prejuizo diminui...
    abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lemacos.

      O pior de tudo é que as pessoas acabam aceitando perder muito, somente para não sair de uma operação perdedora e ter que assumir que "errou" ou "não deu certo".

      Quando passamos a reconhecer que não controlamos nada, que o mercado é soberano e dita as regras, não nos pegamos neste viés emocional perigoso.

      Abraço,

      Excluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Novas Opções de Bases de Dados Gratuitas para Amibroker

Como conectar-se com o Blog TFB