1000 Oportunidades por dia ! - Por Giuseppe Pereira




O amigo e seguidor de tendências Giuseppe Pereira compartilha conosco seu artigo, vale a pena ler!




Giuseppe Pereira - "Um boêmio por natureza, um seguidor de tendências por vocação, adora tudo relacionado a mercado financeiro e testa estratégias trend following a vários anos."

"Sempre aberto a novas amizades e discussões sobre o mercado financeiro , basta add no facebook para trocarmos mais ideias: http://www.facebook.com/giuseppe.s.m.pereira?ref=tn_tnmn " 






1000 Mercados por dia, 1000 Oportunidades por dia,       
 -1000 Reais de lucro todo dia

Sim, SIM e SIM. Nos mercados financeiros aquela velha máxima sempre foi e sempre será válida: MENOS É MAIS. A todos os trader’s que se gabam de conhecer todas as noticias dos mercados, saber de todas as empresas listadas, conhecerem tudo de outros mercados como renda fixa, imóveis, ouro, commodities entre outros; prestem atenção em meu recado: vocês estão ou estarão perdendo dinheiro muito em breve.




Gerentes de bancos em geral também são responsáveis pelo nosso excesso de informação.

Digo isso não porque conhecimento sobre o mercado que se quer operar não seja importante, ao contrário, conhecimento sobre o mercado é tão importante, que você pode e deve tê-lo, mas devido a sua demasiada importância, ele demanda duas coisas básicas: tempo e esforço. Afinal, se você quiser ganhar dinheiro na bolsa ou em outro mercado, precisa no mínimo ser acima da média, e para ser acima da média, o mínimo esperado é que também você conheça o mercado que quer operar acima da média.

Digo isto por dois motivos, o primeiro é que nosso cérebro dificilmente para muito tempo para pensar em que ações investir, quando a gama de escolhas dadas a ele é muito grande, tendemos a negligenciar muitos das opções dadas e tomar uma decisão mais por impulso do que por meios racionais.  Contudo, quando temos menos opções para analisar, fazemos escolhas mais detalhadas e embasadas. Quem fez o comentário acima não fui eu, mas uma pesquisadora da área que publicou um vídeo muito interessante no TED (sugiro olhar, o vídeo é aplicável a muitas áreas da vida).


E o segundo motivo, por que eu acredito que você perdeu, está perdendo ou irá perder dinheiro é porque nos humanos temos uma tendência quase incontrolável de seguir um comportamento de manada. E se você é uma dessas pessoas que acompanham todos os mercados ao mesmo tempo, e tendem a entrar nos mercados que acreditam estarem melhores, os que saem na TV, ou os que os seus amigos comentam no bate papo, você tem uma grande chance de estar entrando atrasado nesses mercados. Isso por que, quando os mercados estão tão populares, normalmente eles estão no auge da euforia. Isso aconteceu várias vezes durante a história e geralmente termina em uma dolorosa palavra de se ouvir: CRISE.

Depois não adianta chorar o leite derramado.

A saída para aumentar a sua lucratividade é sim acompanhar menos ativos, de preferência com um método especifico de escolha de ativos, também sugiro ter um método especifico de operar esses ativos (setup), pois dessa maneira só duas opções, comprar ou vender, nada mais que isso. Muito importante destacar também, que falamos negativamente do comportamento de manada, mas isso nada tem a ver com o seguidor de tendências, o qual simplesmente se aproveita do comportamento de manada ao invés de entrar cegamente nela. Em resumo a diferença básica é o que seguidor de tendências sabe a hora de sair da operação e quem está na manada não.


Então fica a dica, menos opções, mais lucro, mais tranquilidade.



Comentários

  1. Excelente matéria, ótimas dicas !!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, vamos colocar aquela ideia de criar uma árrea para trocas de informações sobre programação em Amibroker? Você prefere que seja aqui, ou no grupo de discussão que vocÊ criou no Facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade Walmir, acredito que por ser um fórum de discussões, o grupo do Facebook atenda melhor a necessidade.

      www.facebook.com/groups/trendfollowingbovespa

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Como conectar-se com o Blog TFB