O efeito do fator "tempo" nas especulações


O objetivo final de todos que especulam na bolsa de valores é um só: o lucro. 


Assim entendido como aumento do capital inicial investido, descontados todos os custos de operação.


Entretanto, para alguns o lucro e a contínua acumulação de capital são um fim em si mesmo, para outros são apenas meios a uma melhor qualidade de vida e liberdade financeira.

A liberdade financeira é utilizar o
dinheiro para alcançar suas aspirações. 
Esta distinção é importantíssima ao analisarmos o fator tempo nas especulações e todas as repercussões dele advindos.

Os especuladores que são afeitos a operações em períodos gráficos intraday (operações que iniciam e terminam no mesmo dia útil de pregão), os chamados day-traders, querem captar todas as pequenas oscilações de preços das ações e assim aumentar seu lucro.

Daytrader passando um tempo com a família

Já os especuladores afeitos a operações em períodos gráficos diários (operações que iniciam e terminam em alguns dias úteis de pregão), os chamados swing-traders, querem lucrar em movimentos um pouco maiores.


Alguns mais pacientes, gostam de analisar gráficos semanais (operações que iniciam e terminam em algumas semanas), os chamados position-traders, que buscam acompanhar movimentos mais amplos de preços.

Por fim, o seguidores de tendências (em inglês conhecidos como trend followers) buscam acompanhar e se posicionar nos grandes movimentos consolidados de preços, permanecendo posicionados enquanto houverem sinais de manutenção desta tendência. Uma tendência de preços altista ou baixista pode durar meses ou, algumas vezes, anos.

Ciclos do mercado, como são construídas as "bolhas"

A escolha do período gráfico especulativo depende do perfil do investidor e impacta muito na qualidade de vida e nos custos finais do conjunto de operações desenvolvidas.

Quanto menores os períodos gráficos utilizados nas especulações, maior será a necessidade de acompanhamento exclusivo e em tempo integral das mesmas, e, por serem realizadas em maior número, maiores serão os custos das mesmas (taxas, corretagens e emolumentos).



Quanto mais tempo ficamos posicionados em  especulações vencedoras, seguindo as tendências, menos operações serão abertas e com a diminuição do giro financeiro, menos custos serão devidos e menos tempo será necessário para acompanharmos das nossas operações.



Feita esta clara e inegável distinção, chegamos ao questionamento disposto no ponto inicial do artigo.

Sabemos que todos buscam o lucro, mas qual a finalidade desta sua busca?

Se o objetivo buscado for o acúmulo único e exclusivo de capital, fim em si mesmo, admitindo empreender um acompanhamento exclusivo e em tempo integral das suas especulações, e, por serem realizadas em maior número,  aceitar maiores custos nas operações (taxas, corretagens e emolumentos), realmente o caminho a ser trilhado por você é o "curtíssimo prazo". Mas um aviso, pouquíssimos especuladores tem sucesso nesta empreitada, talvez pela enorme necessidade de inteligência emocional na condução desta operações, que sequer permitem hesitações.



Agora, se a sua busca pelo lucro e acúmulo de capital for um meio para a liberdade financeira e a melhora na qualidade de vida, seguir tendências é o melhor caminho a ser trilhado. Seguir tendências nos permitem  lucrar apenas acompanhando o movimento inercial dos preços, "operar" para os seguidores de tendências, na maioria das vezes, irá significar não fazer nada. "Dar tempo ao tempo"!


Muito gostam da adrenalina de realizar inúmeras operações durante o dia, sendo expostos ao "stress" inerente a estas operações cotidianamente.
Day-trader tentando curtir uma praia!

Outros preferem seguir tendências, o que demanda baixíssima necessidade de acompanhamento, podendo utilizar o seu tempo livre em esportes, lazer, tempo com a família e amigos, viagens ou mesmo "gastando-o" sem nada fazer.



E você, qual seu plano?



Comentários

  1. Muito bom, na verdade deveríamos encontrar sempre um equilíbrio entre a felicidade,o tempo, família,trabalho...etc. Traçar metas exequíveis para não nos frustrarmos, procurar ter tranquilidade e temperança em todas as situações, com tudo, com o passar do tempo veremos que somos eternos aprendizes...
    Fraterno abraço Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitas colocações Bresolin!
      Aproveito para perguntar?
      Cadê seus artigos? kkk

      Abraço a você e sua família!

      Excluir
  2. Dr, não sou muito bom com palavras..., calcanhar de aquiles dos engenheiros...hehehehehehhe.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito também e sinto falta de mais.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Fernando! Mesmo que eu conhecesse um sistema de curto prazo mais rentável que os de filosofia trend-following, será que o excedente de rentabilidade pagaria as minhas horas de lazer que deixaram de ser usufruídas para acompanhar o mercado?

    O custo de oportunidade é alto! E descobri que, no meu caso, não vale a pena.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante questão realmente, penso da mesma forma Douglas. Abraço

      Excluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

PRIO3 - Novo ativo acompanhando pelo sistema

Como conectar-se com o Blog TFB