Especular: Um jogo de probabilidades!



Quando você realmente entender que especular em renda variável é simplesmente um jogo de probabilidades, conceitos como certo e errado ou ganhar e perder não terão mais o mesmo significado que tinham anteriormente.


Quando você decide especular no mercado de renda variável a primeira coisa que deve ter em mente é escolher um "Método", não se esquecendo logicamente do  "Manejo de Risco" e um de "Position Sizing".

Tratando especificamente do Método escolhido, este deve possuir uma expectativa matemática positiva, levando-se em consideração uma base histórica passada minimamente representativa para o período gráfico operado. 

A expectativa matemática é calculada observando resultado do:
 "percentual de acerto do sistema" X "média de acerto" + "percentual de erro do sistema" X "média de perda".

Sistemas de trade seguidores de tendência, por não possuírem alvos de lucro, somente limitações de prejuízo (stops), têm uma expectativa matemática excelente, sendo os mais rentáveis existentes.



Mas aqui um aviso, a estatística pode ser uma ferramenta muito interessante para especular em renda variável, mas o mercado é totalmente imprevisível, componente não existente em sistemas aleatórios fechados como o resultado do lançar de uma moeda.




















Tendo visto como seu sistema de trade escolhido performou no passado, podemos inferir as probabilidades de operá-lo (sempre lembrando da imprevisibilidade do mercado) e assim usar o elemento racional para afastar as emoções que permeiam a tomada de decisão. 

Saberemos minimamente quais as probabilidades, antevendo as possibilidades de perdas e ganhos e em que frequência elas ocorreram no passado.

Não ficaremos ao sabor da sorte e das emoções. O nosso objetivo será executar propriamente nosso sistema de trade (nosso planejamento).

Um sinal falso (prejuízo estopado), se oriundo de uma operação corretamente executada, não será considerado negativo, mas simplesmente uma probabilidade antevista.

Já um lucro obtido fugindo do método proposto deverá ser lembrado, destacado e negativado, como más condutas a serem combatidas no futuro.

Desta forma, racionalmente especulando, deixando de lado as emoções, a tomada de decisão nas operações é serena e tranquila. A consistência será obtida, problemas de ansiedade e medo desaparecerão. A partir daí, certamente os lucros serão consequências de operações bem executadas.  


Afinal, não é você que está certo ou errado, nada depende de você, o quanto mais cedo entender isto, maiores são suas possibilidades na renda variável.

Comentários

  1. Parabéns pelo post e por ver que existe, no mercado, probabilidades diferentes dos sistemas aleatórios fechados.
    Posso estar errado, mas observei que a probabilidade alta ou baixa no mercado passa pela frequência acumulada das altas e baixas imediatamente anteriores. Que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi ainda uma relação entre os eventos!

      Prefiro não tentar prever movimentações e preferir operar ativos com bons fundamentos.

      Excluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Novas Opções de Bases de Dados Gratuitas para Amibroker

Como conectar-se com o Blog TFB