Como acompanhar diversos ativos - Por Rafael Vianna


Por
Rafael Vianna, legítimo seguidor de tendências.




Este artigo é destinado para traders que já conhecem bem a filosofia Trend Following e já possuem um Setup (sistema de trade) definido.

Desenvolvi uma planilha simples para monitorar os ativos baseada na "Gestão do Tempo com o Sistema de Avaliação ABC", do autor Alexander Elder. 

Esta planilha é voltada para operadores de Trend Following e, principalmente, para quem opera o sistema Hilo-Vieira Qualificado, que adota um filtro na periodicidade mensal.

Segundo Alexander Elder: “os mercados geram grandes volumes de informações e nenhum ser humano consegue processar todos os dados disponíveis... Operar nos mercados é gerenciar – nosso capital, nosso tempo, nossas análises e a nós mesmos. Se gerenciarmos certo geraremos lucro."

O Sistema de Avaliação ABC foi desenvolvido para permitir que os usuários consigam grandes economias de tempo, criando condições para que você acompanhe e opere mais mercados durante o mesmo tempo. 

Não foi desenvolvido para principiantes, mas os operadores intermediários e os operadores profissionais sem dúvida podem beneficiar-se com a sua utilização.

Na coluna Mensal, analisaremos no início do mês a tendência do ativo e marcaremos de verde os ativos que estiverem com tendência na periodicidade mensal de alta, já os ativos que estiverem em tendência de baixa no gráfico mensal marcaremos de vermelho. Portanto, já que só operamos na ponta compradora estamos impedidos de ficar observando gráfico de ativos que não podemos operar no mês.

No sistema Hilo-Vieira Qualificado, o sinal de compra é dado quando: além da tendência de alta no gráfico mensal; o Hilo estiver violado para cima (escada abaixo dos preços), MACD cruzado para cima, MME apontando para cima. Marcaremos com “OK” na coluna de cada um desses indicadores quando indicarem a compra como segue na imagem. 

Com isso, podemos filtrar os ativos que vamos observar na semana dando notas( A, B ou C). “A” indica que o ativo está prestes a dar sinal de compra, precisando apenas de mais um indicador para dar entrada. “B” indica que faltam 2 indicadores e o “C” dificilmente dará sinal  de compra na semana.

Portanto, se tivermos apenas 30 minutos para analisar por semana, basta abrir o gráfico dos ativos com tendência de Alta na coluna Mensal e observar os ativos com nota boa na coluna do Sistema ABC. Com isso, podemos acompanhar diversos ativos com pouco tempo.        

Queria ressaltar que este é apenas um instrumento para gerenciar o tempo. 

É indispensável ter um setup robusto, manejo de risco e disciplina. 


Gostou? Então compartilhe!


Comentários

  1. Rafael,está dando erro no link da planilha. Já li este livro duas vezes e cada vez que li descobri uma coisa nova. Esta da planilha eu obviamente tinha lido, porém você simplificou o significado com esta montagem que descreve. Agora só falta abrir para testá-la.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Junqueira, O livro é fantástico! Uma segunda leitura é ainda melhor que a primeira! O sistema ABC não está exatamente como o Alexander Elder fala no livro, pois ele utiliza gráficos Diários também(triple screen). Eu fiz uma adaptação do sistema ABC para quem opera pelo Hilo Vieira Qualificado ... Aqui está abrindo normalmente ...

    abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Como conectar-se com o Blog TFB