O que fazer quando minhas ações caem?


O título traz a baila um dos questionamentos que mais atormentam o sono dos investidores e especuladores na renda variável.



Se você se questiona acerca disto, provavelmente ainda não tem definidas, com certeza, algumas premissas fundamentais.

I –  Você é um especulador (trader) ou investidor?
II – Qual seu método para lucrar com a renda variável?

Se você gosta e acredita que somente os balanços das empresas, a análise setorial e da macro-economia podem ser alicerces sólidos a partir dos quais se tem uma boa base para investir suas economias, você é  adepto do “buy and hold” e a cotação não deveria ser algo que lhe incomodasse. Isto porque, mais importante seriam os balanços das empresas, o lucro, ROIC e dívidas (em uma análise simplória).

Entretanto, se você não acredita em balanços, achando que podem ser fraudados, como ocorreu no caso do Banco Cruzeiro do Sul, além de representarem o passado, confiando apenas na realidade atual – o preço, você deve, sim, se considerar um especulador (trader).

Logicamente estas são posturas absolutas e que não encerram a questão. Algumas posições mitigadas existem, podem haver traders que gostam de operar empresas com bons fundamentos e “buy and holders” que usam a análise técnica como critério avaliativo de tendências atuais.

“- Agora me perdi, não estou entendendo mais nada!”

Procure se auto-avaliar e descobrir no que acredita, não adianta querer seguir uma filosofia de investimentos sem confiança, já que você dificilmente respeitará suas premissas e terá consistência.

Tendo este autoconhecimento prévio, agora lhe resta definir um método com expectativas positivas de lucro na renda variável. Desta forma, suas emoções encontrarão um porto seguro, com águas calmas para repousarem, longe das turbulências que a dúvida e a insegurança trazem.

Parece complicado e trabalhoso, mas é simples e trabalhoso, requer estudo e dedicação. Afinal, entrar na renda variável tentando dar um “salto duplo carpado” sobre um pátio de cimento, pode representar uma só coisa: “dor”.
Sou trader profissional e opero em gráficos intraday de 1 minuto! 

Não adianta, durante este turbilhão de emoções geradas pela dúvida e insegurança, ficar mal-humorado, brigar com a família, xingar o porteiro, brigar no trânsito ou não olhar o home-broker.

Mas nada está perdido, estude, defina um método e o siga com confiança. Se detém posições no mercado e ainda não sabe o que fazer, sentindo-se mal humorado, estressado, diminua sua exposição (capital em renda variável) e busque o conhecimento.

“- Entendi, mas o que fazer quando minhas ações caem?”

Isto dependerá, como dito, do seu método de operação, este lhe dirá:
-  o que comprar,
-  quando comprar,
- o quanto comprar,
-  e quando vender.

Sem definir sua estratégia de operações na renda variável, você será somente um náufrago, agarrado a uma bóia, em um mar revolto e ainda cheio de tubarões.





Comentários

  1. Muito boa a reportagem. Ganhar dinheiro na bolsa a longo prazo sem um método é ilusão.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Giordano,

    Obrigado pelo comentário e seja bem vindo ao blog.

    Abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Como conectar-se com o Blog TFB