HILO-VIEIRA QUALIFICADO - Análise Semanal (12-10-2012)

Atenção: Não deixe de Votar no TopBlog 2012, ajude a divulgar a filosofia trend following, o link está no lado direito do site

Análise Semanal de ativos pelo sistema Hilo-Vieira Qualificado, sistema "trend following" que utiliza a qualificação da tendência como filtro para entradas mais seguras e efetivas nos trades.

Todo investimento em mercado de renda variável é de risco e ganhos obtidos anteriormente não são garantia de ganhos no futuro. Este vídeo tem a finalidade de compartilhar conhecimento, quaisquer operações realizadas são por conta e risco do trader, que deve assumir a responsabilidades pelo risco.




A análise de OHLB3 segue abaixo, continuamos líquidos e de fora do ativo.



Comentários

  1. Boa noite, Fernando. Acompanho sistematicamente o seu blog e certamente este é TOP. Acredito que à medida que a nossa Bolsa e os investidores tornam-se mais maduros a filosofia trendfollowing terá mais adeptos. Fábio Bravim

    ResponderExcluir
  2. Fábio,

    Obrigado pelo comentário e pelo seu voto.

    Quem sabe no futuro os novos investidores deixem de acreditar na ilusão do dinheiro fácil de curto prazo.

    Entendam que seguir tendências em gráficos de periodicidade maiores geram expectativas muito mais positivas, menor corretagem, menor estresse, mais liberdade e tranquilidade, mais consistência.

    Talvez isto seja uma utopia, mas aos poucos estamos tentando difundir esta forma de encarar o mercado, tendo a certeza de que muito difilmente os que seguem tendências farão parte da maioria perdedora na bolsa.

    ResponderExcluir
  3. Fernando faz a análise pelo amibroker mesmo, pois fica bem mais didático.

    ResponderExcluir
  4. Pô, a galera quer tudo tbm né! Provavelmente o Fernando viajou no feriado e fez a análise pelo notebook, deve ter dado 10 vezes mais trabalho, mas mesmo assim ele deu um jeito de fazer e postar... Aí sempre tem alguém que quer dar palpite... Dá um tempo né...

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde pessoal, volta de feriado, renovados e descansados.

    A utilização da Investcharts, plataforma gratuita para delay de 15 minutos, foi para mostrar que o sistema Hilo-Vieira Qualificado pode ser operado em qualquer ferramenta gráfica.

    Este é um dos questionamentos mais frequentes que recebo. Continuo a usar o Amibroker para backtestes e otimizações, nada mudou.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Caro Fernando.
    Venho lhe agradecer por compartilhar todo este conhecimento, hoje minhas operações são menos estressantes e mais lucrativas graças ao seus ensinamentos do "trend following"... Eu tb utilizo a ferramenta InvestCharts a qual considero uma excelente ferramenta e gostaria de lhe perguntar qual é o nome desse indicador de qualificação da tendência (barra horizontal) que vc utiliza, pois eu não encontrei nada parecido na lista de ferramentas do InvestCharts.

    Abraços e mais uma vez obrigado,
    Wagner

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernando,
    Também gostaria de saber como você configourou a barra de qualificação da tendência no InvestCharts. Não encontrei essa opção lá.

    O AmiBroker que você utiliza é o Standart ou o Professional? Você poderia pasar umas dicas de como configurá-lo?

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Wagner,

    Obrigado pelo comentário, se o blog (que iniciou como um diário de trades) está ajudando alguém, além de eu mesmo, nem que seja um pouco, já me sinto satisfeito.

    Em relação à fita na base do gráfico da Investcharts, ela foi feita manualmente com a ferramenta “retângulo”, justamente representando a análise do mesmo ativo na periodicidade mensal.

    Isto porque, para operar o sistema Hilo-Vieira Qualificado temos que observar o mesmo ativo em duas periodicidades distintas, um gráfico mensal e outro semanal.
    Esta é uma forma didática de passar a ideia nas análises semanais, sem abrir totalmente o sistema de trade, que somente repasso nos Coachings Trend Following.



    Anônimo,

    Utilizo a versão Profissional do Amibroker, que possibilita obter dados real time de algum “vendor” de dados da Bovespa. A versão Básica possibilita somente a alimentação com dados de final de dia (o que já serviria para pessoas que operam gráficos semanais).

    O Amibroker é um software gráfico (assim como o Ninja Trader ou Metastock) que precisa ser alimentado com dados dos ativos que irá operar, tendo formas gratuitas (EOD) e pagas (real time e EOD).

    Ele é muito intuitivo e quem é interessado consegue, após algum estudo, manejá-lo bem.

    ResponderExcluir
  9. Bacana Fernando, então acabou que confirmando o que eu havia entendido em suas explicações, a qualificação da tendência é visualizado pelo viés em um tempo gráfico superior.
    Agora vou lhe confessar algo, não estou operando ações no gráfico semanal, não tenho capital para isso ... Optei por especular no mini-indice c/ gráfico de 5min e indicadores nos ajustes padrões... Talvez não seja o ideal e acredito que vc não deva apoiar essa minha escolha, porém tem sido muito positivo, antes eu ficava perdido com toda aquela coisa de suporte e resistencia, figuras, candles, fibo e tudo mais... a partir do momento que comecei a aplicar seu método, parei de perder... agora eu sei exatamente quando entrar e quando sair, minha "análise" deixou de ser subjetiva... não tenho mais dúvida, agora minhas operações são muito objetivas.
    Espero em breve ter o capital para poder formar uma carteira de ações e trabalhar no gráfico semanal, sem duvida muito menos estressante, e também terei a oportunidade de então agendar um coach contigo, o qual tenho enorme interesse !

    Abs e mais uma vez obrigado!
    Abs
    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma observação, quando disse que "parei de perder", não significa que todos os dias são positivos... há sim dias negativos... porém até agora não fechei nenhuma semana no negativo, a melhor semana fechou com 2150 pontos e a pior semana com 315 pontos.
      Antes com a minha análise "subjetiva" era o contrário, toda semana no negativo ou zero-a-zero... dificilmente fechava uma semana no positivo... eu ja estava ficando doente ;-)

      Abs
      Wagner

      Excluir
  10. Boa noite Wagner,

    Primeiramente gostaria somente de mudar um pouco sua visão do gráfico semanal.

    Fatores positivos para quem opera no gráfico semanal:
    - Pouquíssima corretagem e taxas;
    - Operações mais longas;
    - Tranquilidade;
    - Eventual spread representa muito pouco ao final das operações;
    - Possibilidade de aplicar e operar capital pequeno

    Fatores negativos para quem opera no gráfico semanal:
    - Ansiedade, já que a maior parte do tempo não fará nada;
    - Tedio;
    - Medo de somente compra e vender no final da semana;
    - Sem a adrenalina do curto prazo.

    Cada um tem um perfil, tanto quanto a forma de operar, quanto em relação ao tempo gráfico operado. Sempre tendo em comum um fato indispensável, o manejo de risco em todas as operações.

    Abraço e obrigado pela presença e comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando sem dúvida, os fatores positivos superam e muito os negativos, sem contar que os fatores negativos são todos psicológicos (ansiedade, tédio, medo, adrenalina)... creio eu que, uma vez com o método ajustado, segurança e confiança predomina sobre a ansiedade, tédio, medo... em breve eu saio dessa vida de "daytrade" ;-)

      Agradeço mais uma vez sua atenção e continuo aqui ligado no seu blog.

      Abraços,
      Wagner

      Excluir
  11. Fernando,
    É possível realizar no AmbiBroker um filtro nos ativos que atendem a um determinado setup, como o Hilo Vieira Qualificado? Como configurar um alarme de entrada ou saida de acordo com o setup... Ou é necessario abrir ativo por ativo e analisar se atende aos critérios do setup para dar entrada ou saída? To com a versão trial ainda mas é meio limitado o uso. Não consegui ainda configurar para ver os ativos do Ibovespa.

    Abs,
    Richardson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Richardson,

      É possível inserir alarmes na fórmula de seus sistema de trade para que receba avisos sonoros e até um e-mail avisando.

      Como prioritariamente opero gráficos semanais, o meu acompanhamento não demanda a utilização destes alarmes.

      Procure no google "alert" "amibroker" que achará muita informação a respeito.

      Abraço,

      Excluir
  12. Beleza Fernando, obrigado.

    Abs,
    Richardson

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Novas Opções de Bases de Dados Gratuitas para Amibroker

Como conectar-se com o Blog TFB