Ganhar dinheiro ou estar certo, qual o seu objetivo na renda variável?


A especulação na bolsa de valores tem como principal característica o risco. Normalmente as pessoas consideram o risco como algo negativo, mas ele não o é.


O risco inerente a renda variável existe por haver possibilidade de grandes oscilações nos preços dos ativos para cima e para baixo, de forma imprevisível. Pode parecer ruim, mas é uma oportunidade para lucrar com isto.

 Sem o risco, decorrente desta imprevisibilidade e volatilidade, a renda variável não seria mais tão atrativa aos especuladores, já que não existiriam oportunidades únicas de “embarcar” nestes movimentos de alta e baixa.

O problema é que a maioria dos especuladores entra no mercado de renda variável com ideia de que “estar certo” é o caminho para o sucesso, mas este não é.

Pode ter soado estranho, mas é isto mesmo, querer estar sempre certo é o caminho mais rápido para ter sérios e grandes prejuízos.  Isto porque, na renda variável o certo é a imprevisibilidade.

Querendo estar sempre certo, o investidor não assume pequenos prejuízos decorrentes de entradas em ativos em momentos não propícios para o lucro (não utiliza o stop).


O especulador, neste caso, acaba não realizando o pequeno prejuízo, não porque não aceita perder o dinheiro, mas sim porque não consegue aceitar o “erro”, a “imprevisibilidade”, o “caos”.

Assim o fazendo, fica posicionado em ativos nos piores momentos para tal, perdendo outras oportunidades interessantes.  


LUPA3 em claríssima tendência primária e secundária de baixa.


Para ganhar dinheiro, obtendo lucro nas suas especulações na bolsa, o planejamento prévio deve contemplar sempre um plano de saída das operações com perda na hipótese de o mercado voltar-se contra você (o mercado não movimentar-se no sentido desejado).


Exatamente, você terá que saber o que fazer quando tudo der errado! Não é o caso de ter que ser pessimista, mas sim realista, agindo com confiança uma vez que encara a realidade de frente.


Somente assim você sobreviverá no mercado, aumentando suas probabilidades de lucrar muito nas operações que derem certo.

Comentários

  1. Ótimo texto, Fernando a definição de estar certo, é não querer estar certo é perfeita

    Grande abraço

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ricardo,

    Obrigado pela visita!

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Novas Opções de Bases de Dados Gratuitas para Amibroker

Como conectar-se com o Blog TFB