Por quê ser um “trend follower”?

Para respondermos esta pergunta, temos que saber o que é um “trend follower”.

Ser um “seguidor de tendências” significa somente operar na direção do conjunto de investidores dominantes no mercado.

Observando a movimentação direcional dos preços para cima ou para baixo (tendências), o “trend follower” irá definir se operará na ponta da compra ou da venda.



O seguidor de tendências estabelece requisitos objetivos de entrada e saída das operações no mercado e age seguindo estas regras pré-estabelecidas, não importando quaisquer outros fatores do mercado (notícias, previsões, indicadores econômicos).

Agindo desta forma, seguindo um sistema de trade objetivo, todos os julgamentos emocionais não mais influenciarão às suas decisões no mercado. Portanto, das decisões de compra, venda ou manutenção de posições serão subtraídos os sentimentos de dúvida e hesitação que podem levar ao trader a “congelar” na frente do seu “home broker”.

Reação ou Previsão?

A estratégia seguidora de tendências (“trend following”) parte da premissa de que o mercado de renda variável é aleatório e imprevisível, por isto não tenta “prever” a direção do mercado, apenas “reage” a atual movimentação dos preços.


Reagindo à dinâmica do mercado nunca seremos surpreendidos
ou teremos falsas esperanças.
Dizendo com outras palavras, observando-se que um ativo “K” tem uma constante valorização, estando dentro de uma tendência de alta, por uma análise objetiva, somente serão feitas operações de compra neste ativo.

Não haverão alvos fixos na operação, novamente não há previsão do término das tendências de alta. Ficaremos nos ativos até quando os preços continuarem valorizando-se, o que não significa que não haja uma proteção ao risco (stop).

Utilizamos os chamados “trailing stops”, pontos de saída da operação que acompanham a volatilidade, oscilando a certa distância dos preços. Estes, ao serem atingidos pelos preços, determinam objetivamente que operação deve ser abortada. Justamente por ser um sinal objetivo de que os preços não mais seguirão sua tendência inicial.




Conclusão

Por tudo isto, afirmamos que adotar o “trend following” como filosofia de investimentos fará com que qualquer trader, agora “trend follower”, seja iniciante ou experiente, consiga resultados positivos consistentes ao longo do tempo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

Desvendando a mente de um seguidor de tendências!

Backtestes