Pior conselho para se dar a um trader: “Compre barato e venda caro!”

Em momentos de grandes quedas nos mercados, se faz essencial revisitarmos alguns paradigmas da renda variável que são expostos como máximas irrefutáveis. São dogmas repassados e reafirmados cotidianamente sem uma reflexão profunda das danosas consequências advindas desta errônea decisão.

O principal “mantra” repetido aos investidores é: “Compre barato e venda caro”.

 A primeira vista, parece muito lógico e sensato. Afinal, comprar barato e vender caro funciona para um investimento em imóveis, em carros e demais negociações ordinárias de nossas vidas.

Entretanto , está lógica de  “promoção de supermercado” levará o investidor de renda variável a bancarrota. Isto porque, não existe termos “barato” e “caro” em termos de variações nominais nos preços de ações.

Explico, se a ação valia 100 e hoje é negociada por 50, esqueça quanto ela valia, o que ela vale hoje é o que importa. Não existe qualquer vinculação ao preço pretérito, que já faz parte do passado.

Dito com outras palavras, as expectativas do conjunto de investidores do mercado, que compõe a formação do preço ditam o valor nominal das ações e pouco se importam se você (sardinha) está achando “barato” ou “caro” certa ação.


Achar que a desvalorização contínua de uma ação, em clara tendência de baixa, é uma boa oportunidade para comprar, por supostamente estar barato, é entrar em um barco afundando. Nitidamente é mais provável que uma ação que saiu de 100 e hoje está a 50 continue a desvalorizar-se, já que esta desvalorização do ativo, salvo pequenas exceções, é reflexo de uma piora na conjuntura estrutural da empresa (fundamentos da empresa).


Crer que encontrou uma boa e barata oportunidade, comprando o que ninguém mais quer, (metaforicamente falando) é achar que pode prever futuras movimentações de preços e ficar torcendo para que milagrosamente o “navio pare de afundar”.
"-Acreditem em mim o mercado vai subir até meados do final do mês e vai cair durante o eclipse lunar.  Segundo o seu signo compre hoje e venda depois que fizer meu curso de psicografia mediúnica de preços avançada."

Alguns dirão: “Tenho estope e não tenho problema em perder pouco”. Parabéns, você será um dos poucos a perder pouco quando errar.

E digo com franqueza: Você vai errar muito. Já que estará indo contra a tendência consolidada de preços.


Pior que isto é fazer preço-médio, alocando mais capital em algo que não está dando certo. As pessoas sempre tendem a permanecer “casados” (agarrados, presos) a investimentos ruins e tendem a sair logo de bons investimentos. Liberte-se desta realidade.





Qual a solução então?

Compre o caro e venda mais caro ainda! Siga da Tendência!


Parece loucura, mas o que quero dizer é que devemos observar empresas que continuamente tem uma valorização nos seus preços, em tendência clara de alta, e seguirmos embarcados nesta tendência.

Desta forma, não estaremos querendo adivinhar futuras movimentações ou nos arriscando tentando pegar uma “faca caindo”.

 Estaremos, sim, sendo reativos e aderindo a opinião geral do conjunto de investidores, que, naquele momento, entende que certa ação é interessante e por isto existe uma maior pressão de compra do que de venda, gerando a contínua e positiva variação nos preços.





Mas e se eu comprar no topo?

Raras serão as vezes que isto ocorrerá, já que as operações a favor da tendência tem maiores taxas de acerto do que aquelas contra a tendência geral de variação de preços.

Para estes sinais falsos, um estope limitará eventuais prejuízos.

Conclusão

Liberte-se de falsos dogmas, desapegue-se de investimentos ruins, venda o que está caindo e mantenha o que está subindo.

Estes são conselhos que deveriam ser dados a todos os iniciantes na bolsa de valores.

Comentários

  1. Esse artigo casa bem com o que a OGXP3 tá fazendo hoje... e o que mais se vê nos fóruns é "compre mais", "faça preço médio"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Rubens,

      Engraçado é que por qualquer sistema trend following já estaríamos de fora ou vendidos em OGXP3.

      Forte Abraço,

      Excluir

Postar um comentário



Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

Entrevista com Hugo Teixeira - Autor do site Senhor Mercado