Pânico na Bolsa! O que fazer?

O índice Ibovespa vem caindo hoje 3,14%, perdendo a mínima da semana prévia, acumulando uma rentabilidade negativa de 9,46% no ano, caindo 23% desde março de 2012.

 Como dissemos a duas semanas atrás o clima de PÂNICO está presente nos mercados. Clima este criado principalmente pela gigantesca saída dos investidores estrangeiros da bolsa.



 Sabemos que nosso mercado é totalmente dependente destes investidores. Estes grandes "players" (jogadores) e suas decisões afetam diretamente a Bovespa.

Abaixo podemos observar o sinal bastante negativo dado pelo nosso sistema de trade, a duas semanas atrás, com a violação do hilo-activator, estando o MACD já em viés de baixa.



Estamos em ums tendência primária, secundária e terciária de baixa.

Agora, em meio ao turbilhão de emoções que afetam o investidor em renda variável, muitos se sentem perdidos e sem saber o que fazer.

Recebi alguns e-mails com a pegunta: "O que fazer?"

Imediatamente respondo: "Siga o seu plano".

Agora, se não houve planejamento e a adoção de um método objetivo, é uma postura normal do investidor literalmente congelar na frente do monitor e sentir-se impotente, não sabendo o que fazer.

Aqui aparece uma das principais vantagens de adotar-se um sistema de trade objetivo e que siga a filosofia "trend following" de investimentos.

Como somos objetivos, temos confiança no nosso sistema de trade, sabendo logo no início de cada operação o nosso risco e planejamos nossas ações nos dois cenários possíveis (operação bem sucedida ou operação mal sucedida).

Por sermos "trend followers" (seguidores de tendências) não fazemos previsões, apenas seguimos a movimentação dos preços. Assim, ao visualizarmos, por nossos sistemas, que os preços querem cair, saímos das nossas posições. Literalmente ficamos líquidos e migramos para renda fixa.

Observem tais sinais dados pelo nosso sistema em LLIS3 e EZTC3, gráficos semanais.



Os "trend followers" não ficam posicionados nos ativos (empresas) quando o mercado está caindo, desta forma diminuem sua exposição ao risco, ficam líquidos a espera de mares mais calmos e aguardando um" céu de brigadeiro".

Mas, se isto tudo é novidade para você e você acumula perdas na Bolsa, a decisão do que fazer cabe somente a você.

Chorar pelo leite derramado não vai fazer você mais rico!

Aqui a máxima dos mercados é aplicável: "Se você observar o barco afundando, não reze. Pule fora do barco!"

"Trend Following é o caminho mais seguro dentre as incertezas do mercado de renda variável"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas Opções de Bases de Dados Gratuitas para Amibroker

Como conectar-se com o Blog TFB