InfoMoney :: Trend Following: opere no mercado seguindo a tendência, só a tendência


Trend Following: opere no mercado seguindo a tendência, só a tendência


03 de março de 2009 • 19h29Por: Rafael de Souza Ribeiro



SÃO PAULO - Com o passar dos anos, muitas técnicas foram desenvolvidas para precificar ações e, na medida do possível, antever os movimentos do mercado, na busca do melhor investimento e da maximização do lucro.

Duas ferramentas se destacaram nesta empreitada: aanálise fundamentalista e a análise técnica. A primeira busca determinar o valor de uma empresa, analisando os fundamentos da companhia e tentando estimar seus fluxos de caixa - para citar o método mais popular.

  Já a análise técnica ganhou popularidade entre osacionistas que visam ganhos de curto prazo e médio prazo, com operações baseadas em métodos grafistas e conceitos próprios, como candlestick e números de Fibonacci.

Apesar dos inúmeros instrumentais, a análise técnica, fundamentalmente, estuda a dinâmica do mercado, relacionando os eventos passados com o cenário presente e, sobretudo, a tendência do ativo alvo. E é por este conceito básico que se baseiam os sistemas operacionais de Trend Following.

Trend Following
  "O Trend Following é um conceito operacional que visa obter ganhos nos grandes movimentos de preços através de um conjunto de regras operacionais que são seguidas de forma sistemática nos mercados", assim define Daniel Mascarenhas de Carvalho, trader sênior da DMCinvest, empresa especializada em geririnvestimentos por este método.

Por definição, o trend follower não avalia fundamentos econômicos ou das empresas estudadas, assim como não utiliza outros conceitos de análise técnica e suas derivações, como as ondas de Elliott.

O único conceito utilizado é a tendência vigente do ativo. O gráfico aponta uma operação já realizada.

"O Trend Following não tenta prever movimentos de mercado, mas sim reagir ao movimento que está acontecendo no momento, jamais tentamos antever o que está por vir", afirma Carvalho.

Metodologia básica
Os especialistas utilizam a tendência do mercado e regras sistemáticas de gestão de risco para operar, sempre priorizando os ativos com ampla liquidez.

Caso o ativo em questão atenda aos critérios traçados e indique uma nova tendência, o trend follower iniciará sua operação. Alguns analistas utilizam as médias móveis para identificar a tendência, mas com grandes restrições, apenas como uma visão macro do ativo estudado.

Com a estratégia bem definida, agora, o analista deve tratar da questão psicológica, extremamente importante em qualquer operação. A regra é seguir o plano previamente traçado, sem se influenciar por notícias ou acontecimentos extraordinários, apenas operar o gráfico.

Outra ferramenta importante, bastante destacada por Carvalho, é a formulação de backtestings, a fim de "analisar a viabilidade de uma estratégia em diversos momentos de mercado e para analisar o grau de robustez da estratégia".

InfoMoney :: Trend Following: opere no mercado seguindo a tendência, só a tendência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conectar-se com o Blog TFB