"Crescimento, Morte e Renascimento" - Artigo de Leandro Ruschel

Bom dia a todos,


Compartilho abaixo um excelente artigo de Leandro Ruschel, Sócio-Diretor da Leandro&Stormer, para nossa reflexão, que consubstancia-se em uma visão crítica da realidade do mercado e da dinâmica de forças que fazem a oscilação de preços ocorrer.


Feliz Páscoa a todos e um excelente feriado prolongado.


Fernando Vieira




Crescimento, Morte e Renascimento


Artigo de Leandro Ruschel, Sócio-Diretor da Leandro&Stormer.
Disponível em http://www.leandrostormer.com.br

O mercado financeiro oferece uma amostra da realidade em que estamos inseridos. O movimento dos preços segue a lei natural dos ciclos. Nada é parado e tudo está em movimento o tempo todo. Também não é possível prever com certeza nenhum tipo de oscilação. A única coisa que sabemos ao certo é que o mercado continuará oscilando, na sua dança eterna de crescimento, morte e renascimento.

O mais interessante é perceber que esses ciclos se repetem dentro deles mesmos, formando o mesmo fractal. O seja, uma perna de alta nos preços é formada por penquenos movimentos de alta e baixa, que por sua vez também são formados por altas e baixas indefinidamente.


Além disso, ao longo do tempo são diferentes ações que dominam a cena. A blue chip de hoje pode muito bem ser o mico daqui alguns anos. O próprio capitalismo segue esse preceito básico de crescimento, morte e renascimento. Dentro de cada movimento de alta há a semente da sua destruição, necessária para a evolução. A liberdade de ação dos mercados pode parecer brutal e negativa para muitos, mas ela é necessária para garantir a depuração dos negócios. A próxima geração nascerá mais forte e com melhores possibilidades.

 Essa é a principal função dos especuladores. Avaliar e precificar da maneira mais justa e livre os diferentes produtos, punindo os fracos e premiando os vencedores. Infelizmente passamos por uma nova fase de intervenções, onde um punhado de “iluminados” quer defnir como devemos nos comportar, quem deve ser o vencedor. Além disso, querem acabar com o risco, com a possibilidade das coisas não darem certo. Isso é impossível, mas vamos aprender novamente da pior forma ao final do processo.

O princípio mais importante que um trader precisa aprender é o da impermanência. Ele é apresentado todos os dias e em todos os momentos para aqueles que acompanham o mercado. Aceitar a mudança e estar preparado para fazer exatamente o oposto do que estava sendo feito há instantes é necessário para poder tomar a melhor decisão possível, de defender o caminho mais justo e correto.

 A tradição da Páscoa é uma ótima oportunidade para revisitar essa verdade universal. Seja através da cultura cristã, da morte e renascimento do Salvador, da cultura judaica com a liberação da escrividão para a terra prometida ou das antigas festas pagãs que celebravam o final do inverno e início da primavera com a sua explosão de vida.

 Pode parecer estranho num espaço sobre Análise Técnica abordarmos o assunto, mas depois de muitos anos estudando o mercado percebo que é preciso expandir o escopo da pesquisa para conseguir de fato entender o que acontece nessa arena que representa tão bem o teatro humano.

 Desejo uma Feliz Páscoa a todos. Muito mais que um feriado, uma festa religiosa ou o paraíso dos chocólatras é um ótimo momento para refletir sobre a morte e como ela pode gerar a vida.

Artigo de Leandro Ruschel, Sócio-Diretor da Leandro&Stormer.
Disponível em http://www.leandrostormer.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedidos de Análise

PRIO3 - Novo ativo acompanhando pelo sistema

Como conectar-se com o Blog TFB