Análise Semanal Trend Following Bovespa (17-04-15)

sexta-feira, 17 de abril de 2015




https://youtu.be/C_w_R6Rya0w



6 comentários:

  1. Fernando,
    Muito bom o post (fez falta na semana anterior ein? Rs..).
    Algumas dúvidas. Primeiro sobre stop. Na metodologia Vieira Qualificado, o stop fica abaixo do hilo inferior, correto? Agora, escutei você comentando que em uma "clara" tendência de alta encostar no hilo inferior é uma oportunidade para piramidar a posição. Você não poderia estar sendo stopado no mesmo momento de uma nova indicação de compra? Como funciona isso? Ah, quais seriam os critérios das realizações parciais?
    Segunda categoria de dúvida. Gestão de risco. Qual sua opinião sobre análise de correlação de ativos para reforçar a gestão de risco. Por exemplo, wege3 e suzb5 com linda tendência de alta. Suponha que arrisco 2% do capital em cada ativo. Agora, se os mesmos forem fortemente correlacionados (via exposição dólar), eu, na verdade, não estaria duplicando minha possibilidade de perda? Ou seja, mapear a correlação dos ativos parece ser importante para alguns seguidores de tendências. Outra duvida, quanto % do seu capital você arrisca por trade?
    Última categoria de dúvida (prometo). Nos trades com commodities você utiliza os canais de donchian, correto? Estes canais foram otimizados por ativo (uma frequência de café, outra para milho, etc....)? Como estes valores foram definidos?
    Momento brincadeira: você sabe programar no amibroker mas quase que não sai o desenho do triangulo no paint, ein?? Rs.....
    Obrigado pela atenção,
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucas,

      O Stop é "manual", ou seja, espero o fechamento semanal para sair ou não de uma posição. O stop existe mas não fica exposto na Corretora e sujeita a volatilidade intraday.

      O nível do hilo em modo compra é uma faixa de suporte em tendência de alta.

      Realizações parciais são interessantes para acalmar o psicológico do operador e fazer com que ele siga mais tempo as tendências.

      O Manejo de risco de 2% é de capital em risco, não de alocação me um ativo, que será bem maior.

      Em commodities uso Canais de Donchian com periodicidades ajustadas de acordo com a volatilidade de cada ativo. Elas são definidas por otimizações feitas no Amibroker.

      Abraços

      Excluir
  2. Boa noite Fernando.

    Parabéns pelo site e pelo método! Gostaria de saber qual sua opinião sobre as calculadoras de IR. Tenho conta na Rico e a calculadora é oferecida por R$19,80 ao mês. Você usa alguma calculadora? Vale a pena pegar a calculadora da corretora ou é melhor assinar alguma a parte?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente utilizo as notas de corretagem para apuração do IR.

      Entretanto, para quem faz muitas operações no intraday, como scalper, elas são importantes.

      Excluir
  3. Fernando,

    Poderia comentar uma possível entrada em ARTR3 E RAPT4?

    Abraço ...KNG

    ResponderExcluir



 
Trend Following Bovespa © 2011 | Designed by Fernando Vieira