Preço médio, uma armadilha ao Especulador (trader).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Inicialmente, temos que diferenciar o Investidor do Especulador (trader). O Investidor analisa os fundamentos da empresa e baseia-se nisto para sua tomada de decisão de compra e venda. O Especulador (trader) observa a variação de preços para analisar as melhores oportunidades de compra e venda de um ativo.


Se o indivíduo é um Investidor, ele quer ser sócio desta empresa, quer praticamente “casar” com a mesma, firmando grandes laços, que talvez sejam permanentes.  Esta decisão, leva a uma enorme exposição do capital ao risco, já que não haverá ponto de saída da operação nos preços e sim apenas depois de uma série de balanços financeiros ruins desta empresa.  Alguns analistas dizem “estope nos fundamentos da empresa”, que se passarem a serem ruins levarão a saída do investimento.


Já o Especulador (trader), quer fazer dinheiro pura e simplesmente, não tem afinidade com o ativo “A” ou “B”, não quer se intitular sócio de nada e não deve ter quaisquer apegos aos ativos operados.  Aqui se encontram os especuladores “trend followers”.

Trend Follower pronto para embarcar (pegar carona) em uma tendência de alta.

Vale destacar que nada de errado existe em sermos sócios de uma empresa, entretanto esta decisão deve ser muito bem refletida, haja vista a enorme exposição ao risco advinda desta decisão. Portanto, o Investidor tem (ou deveria ter) plena noção dos riscos advindos de sua decisão, acompanha ( ou deveria acompanhar) os balanços trimestrais das empresa e tem (ou deveria ter) uma mínima noção contábil e financeira das empresas que possui.

Já o Especulador acredita que o mercado financeiro se move de acordo com as expectativas futuras do conjunto de investidores e o preço é o reflexo emocional destas futuras expectativas. Portanto, balanços e notícias já estariam afeitas ao passado, não importando nas análises.
Expectativa x Realidade
Ao Especulador, fazer preço médio é insanidade.  A princípio parece uma ideia inteligente e plenamente racional.

 Se “ShittX4” valia 100, tendo comprado 100 ações, no valor de 1000, e após algumas semanas o valor da ação caiu para 80 (queda de 20%),  comprando mais 100 ações de “ShittX4”, no valor de 800, levaria o meu preço médio a 90 por ação.

Genial não é mesmo? Por quê não pensei nisto antes?


Vamos acordar pessoal, toda alocação de capital em uma operação especulativa deve ser motivada por fatores racionais e ter uma perspectiva probabilística favorável. Colocar mais dinheiro em uma especulação que está indo mal não tem nada de racional.

Esqueça o quanto a ação valia, isto é passado, “ShittX4” vale hoje 80 e nada garante que ela voltará ao preço anterior.

Se hoje, por motivos racionais você acha interessante o investimento, faça-o. Encare emocionalmente esta nova operação como se fosse alocar dinheiro em outro ativo.



 Mas se você esta investindo em “ShittX4” apenas para baixar o preço médio de uma operação ruim, reavalie o seu planejamento operacional (apesar de achar que você não tem um).


Uma ação que caiu 20% provavelmente está em uma tendência de baixa e fazer preço médio não ajudará a você a reaver rapidamente seus prejuízos. O que ocorrerá é você aumentar sua exposição em um péssimo investimento.



“Mas eu acho que vai subir!” Legal seu ponto de vista e sua previsão. Não há nada de errado em achar isso ou aquilo. Errado está em você fazer seus investimentos com base no “achismo” ou no que os outros estão falando ou fazendo.



Os seguidores de tendência não fazem preço médio em posições perdedoras. Os seguidores de tendência somente admitem piramidar posições, fazendo novas entrada em operações vencedoras.



Dizendo com outras palavras, se uma operação não está dando certo, aceite uma pequena perda, ela faz parte da vida de um especulador na renda variável que quer auferir grandes ganhos.

Agora se a operação está dando certo, não pense nunca em sair dela antecipadamente e visualize a possibilidade de fazer novas alocações de capital naquele ativo.



4 comentários:

  1. Excelente artigo Fernando!

    Estava pesquisando algumas referências para o artigo sobre preço médio no imposto de renda, que estou escrevendo no Blog do Bússola do Investidor ( blog.bussoladoinvestidor.com.br ).

    Vou cita-lo como referência.

    Grande abraço,
    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Diego!

      Já tinha visto o Blog de vocês.

      O site da Bússula do Investidor cresceu muito e muito rápido.

      Parabéns e sucesso!

      Excluir



 
Trend Following Bovespa © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions